PORTOS & CIA: Porto de Qingdao - o mais moderno terminal de contêineres existente, totalmente automatizado

LAVA-PORTO

Sobre o título acima, na coluna de junho/2017, foi reproduzida informação do Globo, sobre as propinas em Santos, assinalando que o porto era "área de influência de Michel Temer há duas décadas". Bem antes, a coluna de julho/2015, criticando a volta das licitações, como "maior valor de outorga" pelo discutido Decreto nº 8.464/2006 (que propicia a fraude), citava o apelo de 46 entidades nacionais, inclusive CNA, CNC, CNI e CNT, pela "eliminação do oneroso sistema de licitação para arrendamento de áreas portuárias". Mencionava, também, o comentário do jornalista Field, do Daily Telegraph, referindo-se às belezas naturais e potencial econômico no qual afirmou que "os brasileiros precisam ter muita imaginação para o País não dar certo".

SANTOS CERTO

Em recente entrevista (Valor 19/03), o novo presidente da Cia. Docas de Santos, o engenheiro Tércio Carvalho, deu alguma esperança à administração do maior porto do País, que vem de longo período propiciado pelo nefasto controle político. Após afirmar que os tempos de ingerência política ficaram no passado, Tércio assinalou querer "uma Codesp menos operacional e mais regulatória". Apenas faltou dizer que o Estado precisa da delegação federal (como já existe no Paraná e R. G. do Sul) para administrar corretamente, com independência, o Porto sem a indevida interferência política.

TERMINAL AUTOMÁTICO

Situado no mar Amarelo, o Porto de Qingdao - quinto da China e sétimo do mundo em tonelagem - tem agora o mais moderno terminal de contêineres existente, totalmente automatizado. Pelo Diário do Povo foi chamado de Terminal Fantasma. Tão antigo quanto a cidade de Qingdao (6 mil anos), o porto foi remodelado em 1892 e o novo terminal de contêineres tem 2,5 km de cais e 33 pontes rolantes, processando o recorde de 33 unidades/hora por guindaste. Diante da enorme tela, apenas um operador, utilizando as tecnologias mais avançadas (Internet, controle inteligente, big data e computação em nuvem) dirige a movimentação de contêineres. Dado o êxito alcançado, foi solicitado o registro de 40 patentes na área internacional. Quando visitei o porto (em 2013) o diretor-executivo da estatal/mista Qingdao Port Group, Sun Jie, mostrou-me a instalação do sofisticado Serviço do Tráfego de Embarcações, e também o projeto para o terminal de contêineres. Em 2018, o porto movimentou 480 milhões/ton. e 19,3 milhões TEU/contêineres.

CHINA LÍDER

Recente relatório da Gallup - principal empresa americana de pesquisa de opinião - indicou que, pela primeira vez, a China ultrapassou os EUA na aprovação da liderança global. A pesquisa (Rating World Leaders) abrangeu 133 países, ficando a China com 34%, os EUA com 31%, seguidos pela Alemanha e Rússia. E note-se que a China também lidera o mercado mundial, com exp./imp. totalizando US$ 4,5 trilhões (2018), tornando-se a principal parceira comercial de 125 países (inclusive o Brasil, EUA e a Alemanha) contra apenas 75 dos EUA. Atenção, Messias, Paulo, Ernesto e Olavo.

PORTO/RIO

Em oportuna reivindicação, o governador Witzel entregou ao presidente Bolsonaro o pedido para passar ao Estado a administração do Porto do Rio. Segundo ele "o porto é muito importante para o Estado, para o ambiente de negócios e para o turismo". E lembrou que havia proposta de grande resort na região, com cassino, teatro e lojas. A propósito, o Decreto nº 2.184/1997 autoriza o Ministério dos Transportes a delegar aos Estados a gestão dos portos públicos como já concedida ao Paraná e Rio Grande do Sul, que tem os melhores do País. Aliás, há anos, a coluna vem sugerindo esta necessária delegação ao Rio e São Paulo.

Data de publicação: 08/04/2019

Autor: CARLOS TAVARES DE OLIVEIRA
Jornalista e consultor de comércio exterior

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