Ano de mudanças históricas com o Portal Único de Comércio Exterior

O ano de 2018, que se aproxima do fim, está sendo marcado por mudanças históricas no comércio exterior brasileiro.

O Portal Único trouxe uma completa reformulação sistêmica, normativa e de procedimentos que visa tornar todos os órgãos governamentais envolvidos nas operações de exportação e importação mais eficientes, integrados e harmonizados.

A entrada efetiva da Declaração Única de Exportação (DUE), em julho deste ano, já chegou ao mercado com grandes avanços para quem opera com a nova ferramenta.

Por intermédio de nossos associados e em contato com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), chegamos a um número expressivo de 50% em ganhos de agilidade nessa nova modalidade introduzida pela Receita Federal, em grande avanço no burocrático comércio exterior brasileiro.

Participativos, desde quando iniciou a formatação do processo até a sua implementação, um dos intervenientes que trabalham diretamente com as DU-Es está preparado para as novas operações: são os Despachantes Aduaneiros, representantes legais dos exportadores nas operações de desembaraço aduaneiro. Em 2018, foram quase 30 treinamentos realizados pelo SINDASP para esta categoria de profissionais.

Após essa conquista, um outro desafio foi lançado: o mesmo formato para a Declaração Única de Importação, a DU-Imp. A expectativa da Receita Federal é de que essas mudanças proporcionem uma redução de 40% nos prazos médios dos trâmites de liberação das mercadorias na importação, reduzindo de 17 para 10 dias, o que reduzirá, como consequência, custos na cadeia logística das empresas.

Todavia, embora já tenha iniciado operação, a DU-Imp só entrará completamente em vigor para toda a cadeia no ano de 2020.

Os Despachantes Aduaneiros, mais uma vez, estarão prontos para participar deste novo momento do Brasil, que passa pelo comércio exterior brasileiro, transmitindo nossa experiência e nosso conhecimento aos importadores e exportadores, sejam eles pequenos, médios ou grandes.

Tudo isso com o objetivo de um desenvolvimento sustentável para o Brasil.

Data de publicação: 07/12/2018

Autor: MARCOS ANTONIO DE ASSIS FARNEZE
Despachante aduaneiro, empresário e presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp)