Por dias melhores para o comércio exterior

Tradicionalmente, o comércio exterior apresenta crescimento no fim de ano. O motivo maior são as importações para as festividades do Natal. É a principal data para o comércio brasileiro, movimentando todos os setores - de vestuário a brinquedos, passando por perfumes, cosméticos, eletrônicos e alimentos.

Além dos problemas enfrentados com a Receita Federal (greve), ainda temos muito a melhorar. O governo - especialmente a Receita Federal e o MDIC - tem empreendido esforços para agilização do processo com o "OEA" e a instituição do "Portal Único".

Percebemos, porém, que a previsibilidade do comércio exterior brasileiro ainda está longe, já que a ausência de pessoal atrapalha e a demora ou falta de implementação de ferramentas tecnológicas nos anuentes ainda geram um atraso muito importante ao desembaraço aduaneiro.

Por isso mesmo, o Sindasp tem atuado de forma firme junto aos principais órgãos anuentes, com gestões em direção a essas lideranças em Brasília-DF.

Em nossa avaliação, em termos de expectativa, portanto, acreditamos, sim, em um fim de ano com aumentos nos movimentos operacionais de importação e de exportação - sendo que esta última já vem crescendo significativamente em função da alta do dólar.

Os números estão aí para comprovar. A carga aérea internacional cresceu 14,6% até julho, segundo a Anac. Foram 250 mil toneladas de exportação e importação. Guarulhos bateu, em agosto, seu recorde de cargas importadas (14,17 mil toneladas). O crescimento é de 12% no ano. Já Viracopos experimentou um aumento significativo de 77% em exportações, em junho. No acumulado, são 45% até agosto. Completa esse grupo de equipamentos cargueiros o Porto de Santos, que vem apresentando recordes durante o ano, embora seu crescimento seja na casa de 2%, em função do grande volume movimentado.

Quero acreditar que, caso tenhamos uma eleição coerente, nossa economia poderá finalmente se estabilizar e poderemos explorar o potencial gigante do Brasil, em especial de nosso comércio exterior brasileiro.

Que a gente tenha dias melhores para sempre.

Data de publicação: 04/10/2018

Autor: MARCOS ANTONIO DE ASSIS FARNEZE
Despachante aduaneiro, empresário e presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp)