Obras em berço do Porto de Itajaí (SC) são concluídas

As obras de reforço e realinhamento do Berço 3, no Porto de Itajaí, em Santa Catarina, foram concluídas em dezembro. Ao todo, foram investidos R$ 147 milhões na obra, que vai permitir o aumento da movimentação portuária. Em 2017, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA) garantiu os recursos necessários para a conclusão da última etapa da obra.

O empreendimento levou 41 meses para ser concluído, com intervenções que englobaram os levantamentos do cais anterior, elaboração de projetos de execução, demolição e retirada de sedimentos, cravação de estacas para realinhamento do berço, sendo 95 estacas de 50 metros de comprimento por 1 metro de diâmetro (cada estaca foi preenchida com 30 metros de concreto armado), concretagem das lajes e paramentos do berço e acabamentos nas estruturas de instalação de defensas e cabeços de amarração dos navios.

Para o secretário de Fomento e Parcerias do MTPA, Dino Antunes, o Complexo Portuário de Itajaí é de extrema relevância para a logística portuária nacional. "Hoje, temos uma obra terminada, que por si só, representa uma retomada significativa para o Porto. Em maio de 2018, vamos finalizar o projeto como um todo", afirmou.

Também em Itajaí, estão em andamento as obras no berço 4, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2018. Atualmente, estão sendo realizados testes de perfuração e fragmentação das interferências submersas (concreto de até 40 centímetros de espessura), provenientes das antigas estruturas dos berços 3 e 4 que ruíram nas enchentes da década de 1980 (83 e 84). De acordo com a direção do Porto e a empresa contratada, para a retirada das lajes é necessária a realização de testes de perfuração para que se garantam a sustentação e a conclusão do Berço 4, que terá extensão de 280 metros de comprimento.

Segundo o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles, a conclusão das obras vai beneficiar toda a cadeia logística da região. Para Salles, o Porto terá condições de receber mais atracações, atender novas demandas, gerar empregos, contribuindo para melhorar a economia e desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina. "A partir de janeiro, teremos 200% da capacidade operacional ativa e isso nos projeta um 2018 excelente para a nossa parte operacional", avaliou.

Data de publicação: 18/12/2017

Fonte: MT

Outras notícias

 
 
 
 
Av Paulista, 726, 5º andar - Cj. 506 - Bela Vista - 01310-100 - São Paulo/SP  Tels:(11) 3147-8100
Email: secretaria@clubedaancora.com.br           Facebook: http://www.facebook.com/ClubeDaAncora
Horário de funcionamento do Clube da Âncora : das 09:00 às 15:00