Velocidade de trens no País é a menor em 15 anos

A velocidade nas ferrovias do País caiu drasticamente nos últimos anos. Há casos em que os trens rodam a menos de 10 km/h, número inferior ao de 2001, quando as estatísticas começaram a ser feitas. A melhor marca, de 27 km/h, está bem abaixo da dos EUA, por exemplo, onde a média é de 45 km/h. Privatizadas há 20 anos e prestes a ter os contratos renovados antecipadamente, as estradas de ferro enfrentam uma série de gargalos, que reduzem a produtividade do transporte nacional, altamente dependente de rodovias. A origem do problema tem várias vertentes, como incapacidade gerencial do governo, falta de investimentos e saturação em alguns trechos. As informações estão na edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo.

Data de publicação: 02/01/2018

Fonte: O Estado de S.Paulo